31 de março de 2011

Personalidades VI: Muammar al-Kaddafi

Okey! Okey! Mas afinal quem é, ou melhor, quem foi Muammar al-Kaddafi? O famoso ditador sanguinário líbio?  Conta pra mim.
      Todos conhecem a luta travada pelo mundo todo contra um líder que derrubou uma monarquia corrupta, modernizou seu país, conquistou o melhor IDH da África. Apoiou e patrocinou movimentos revolucionários no mundo inteiro, como lutas dos povos por libertação na Nicarágua, Cuba, Angola, Moçambique, África do Sul e muitos outros países, auxiliou concretamente os povos que lutavam por libertação. Cada um tem suas ambições e interesses (políticos ou não) por trás de cada ação, sabemos disso.
Mas dá uma olhadinha mais ampla na história toda.
Kadafi liderou a revolução que derrubou o rei Ídris I, que passava por uma crise de impopularidade, pois grandes quantidades de petróleo líbio estavam sendo utilizadas pelos Estados Unidos, sem qualquer compensação à Líbia.
Quando assumiu o poder, Kadafi dedicou-se a reconstruir o país, garantindo melhores condições de vida para o povo. Diferente de diversos monarcas árabes, que construíam palácios com peças em ouro, compravam iates luxuosos ou coleções de carros importados. 
Sabemos que a ditadura não é a forma ideal para se governar, também sabemos que existem muitas decisões erradas, mas que essas decisões existem em todos os lugares. Não só na Líbia.
Se Muammar al-Kaddafi fosse terrível da forma que ouvimos sempre. Essa guerra no mundo árabe já teria acontecido a algumas décadas atrás. Não?

Um comentário:

Anônimo disse...

Kaddafi era careca. Ele roubou e implantou os lustrosos cabelos de Daniel Loureiro Mendes.

Seguidores

Visualizações