Torcidas, pressão, jogar fora de casa, jogar dentro de casa, erro, acerto, vitórias, derrotas, vaias e aplausos. Locais e fatores abstratos. Coisas que fazem a diferença no final. Mas por que? Por que se tornou um ponto determinante na vida de um atleta que compete normalmente um esporte coletivo? Dentro dessa divagação elimino os méritos de qualidade de equipes e etc... Falo de pressão, falo de fortaleza mental, falo de psicológico. Vemos grandes equipes abrindo suas pernas para pequenas fora de casa. Será que sempre foi assim? Será que a cabeça dos atletas está tão ruim assim nos ultimos, sei lá, dez anos?
O nível de competição aumentou nesses últimos tempos, e a cabeça não? Nesse contexto de perguntas, nos deparamos com leões que viram gatinhos, e gatinhos que viram leões. Dependendo da situação. Dependendo do foco, dependendo da cabeça de cada um.
Existem atletas que crescem com a pressão, tem os atletas que tremem com a pressão e ainda os que nem sabem o que é pressão. É um fator tão pscológico e ultimamente tão importante, que muitas vezes esquecemos o resto.
Esquecemos os treinos, esquecemos a qualidade, esquecemos os níveis físicos e técnicos. Eai, quem grita mais alto leva.
Não generalizo, mas essa sim é a realidade de muitos atletas. Deixo claro que esse é o ponto de vista de um atleta e não de um torcedor.
"Treinamos para sermos leões, então seremos leões. Por que no final, independente do local e do adversário:
Vaias e aplausos não fazem ninguém."
Eu poderia ter escrito uma dúzia de indiretas (diretas) para uma dúzia de pessoas e acertar elas em cheio totalmente desprevinidas. Mas a minha good vibe não deixa. E pra manter ela, vai um Paulinho da Viola.
Eu canto samba - Paulinho da viola
"Há muito tempo eu escuto esse papo furado
Dizendo que o samba acabou
Só se foi quando o dia clareou!"
O meu samba não acaba. Difícil é me ganhar, fácil é me perder.
Um comentário:
Como o título diz, vaias e aplausos, mas que ajuda bastante a crescer ou diminuir um jogador com certeza. É igual num trabalho, se o seu chefe chega e te elogia o seu ego vai lá em cima e consequentemente o teu desempenho no trabalho vai ser melhor. Agora, se ele te critica de uma forma negativa, certamente você vai ser sentir mal e sua produção vai cair.
Elogios tem um poder de ter colocar na altura, assim como uma crítica negativa tem o poder de derrubar. O psicológico muitas vezes vale mais do que o físico.
Postar um comentário